Conteúdos

Política de Publicação de Conteúdos Digitais na Plataforma MicroEUC

    A organização, criação, edição, publicação de conteúdos digitais, bem como, todas as ferramentas para dipositivos móveis integradas com a Plataforma MicroEDUC estão condicionadas por um conjunto de recomendações, que constituem as seguintes regras e princípios gerais queverão ser seguidos por seus membros.
  1. A Plataforma MicroEDUC é um projeto de pesquisa acadêmico que disponibiliza na internet um ambiente virtual de aprendizagem web-colaborativa customizado para dispositivos móveis (tablets e smartphones) integrando ferramentas e serviços de diversas empresas parceiras do projeto: Google Apps (Gmail, Google+, Google Sites, Google Drive, YouTube, Blogger), Zoho Apps, Veetle, LiveStream, UStream, Streamago, Spreaker, Dropbox, Box, Google Drive, SkyDrive, Explain Everything, EAW, etc. Para a utilização dessas ferramentas e serviços (tanto gratuitos como remunerados) os usuários da Plataforma MicroEDUC ficam condicionados às regras específicas dos respectivos editores e produtores de software, disponíveis nos sites dos parceiros.
  2. O uso da Plataforma MicroEDUC é exclusivamente para fins de pesquisas nos seguintes campos: Educação Profissional (cursos técnicos de nível médio); Educação Tecnológica (cursos tecnológicos de formação superior) e Educação em Engenharia (cursos de formação superior), todos com ênfase nas áreas de Eletrônica e Microeletrônica.
  3. A Plataforma MicroEDUC é uma plataforma web experimental que foi modelada e implementada para subsidiar professores "voluntários" interessados em desenvolver pesquisas em tecnologia educacional, através da aprendizagem e uso de ferramentas para dispositivos móveis como smartphones e tables. em sala de professores com  tecnologias emergentes, tais como: utilização de tecnologia Cloud computing, Web-colaboração, Webcastings de vídeo em canais de WebTV, Webcasting de áudio em canais de Web Rádio, ou ainda, áudio e vídeo em geral  através de canais de Podcasts públicos ou através de redes socais de mídias como (Vimeo, YouTube, SoundHound, SoundCloud, etc).
  4. A divulgação da Plataforma MicroEduc, recomendações sobre a utilização de ferramentas, esclarescimentos sobre a integração das tecnologias de web-colaboração envolvidas, bem como, orientações de uso dos recursos disponibilizados aos seus membros colaboradores, são de responsabilidade exclusiva da Coordenação do Projeto.
  5. Professores interessados em participar do projeto, mediante solicitação por e-mail e com a apresentação de um pré-projeto de uso e colaboração com a Plataforma MicroEDUC, poderá ser aprovado a participar ativamente do projeto como membro colaborador. Para isso, será assinado um termo de colaboração formal entre o professor interessado e o Coordenador do Projeto, sobre o comportamento desejado e esperado dos participantes do projeto. O professor colaborador receberá um "Nome de Usuário" (Login name) e uma Senha provisória (Password) de uso pessoal e intransferível, para ter acesso a todos os recursos da Plataforma MicroEDUC.
  6. Os colaboradores da Plataforma MicroEDUC receberão orientações iniciais necessárias para garantir o seu acesso e uso satisfatório dos recursos e ferramentas disponibilizados.
  7. A Plataforma MicroEDUC oferece recursos para hospedagem e visualização de arquivos em diversos formatos, bem como, ferramentas básicas para edição de conteúdos digitais de documentos textuais, apresentações, planilhas, criação de desenhos e edição de imagens, áudio e vídeos.
  8. A hospedagem de arquivos na Plataforma MicroEDUC só poderá ser mantida se os mesmos forem de autoria de respectivos colaboradores para o atendimento exclusivo das atividades didáticas dos cursos pesquisados e fizerem parte da bibliografia ou atividades descritas nos respectivos Planos de Ensino.
  9. A hospedagem de eBooks, audioBooks, vídeosBooks e qualquer outros tipo de conteúdo produzido por terceiros não será permitida em hipótese alguma e o membro infrator estará sujeito à medidas punitivas que poderá até envolver, em casos mais graves, a suspensão ou cancelamento da conta do usuário infrator, podendo chegar, em último caso à exclusão definitiva do usuário e todos os seus respectivos conteúdos da plataforma.
  10. O acesso aos conteúdos produzidos, editados ou mantidos por terceiros deverão ser feitos por Referência Externa, isto é, através de links com os respectivos endereços de localização indicando servidores, provedores ou editores externos a Plataforma MicroEDUC, ficando a muntenção desses links sob responsabilidade exclusiva dos membros que realizaram sua postagem.
  11. Todos os conteúdos produzidos pelos usuários da Plataforma MicroEDUC, individual ou colaborativamente por grupos de atividade, poderão ser utilizados livremente entre os membros da plataforma, sem prévio aviso ou autorização de seus respectivos autores, para os fins educacionais e de pesquisa
  12. A utilização para fins comerciais de conteúdos midiáticos hospedados na Plataforma MicroEDUC será permitida somente após aprovação pela Coordenação do Projeto, com a respectiva aprovação dos membros envolvidos e participantes na produção dos conteúdos web-colaborados alvos do interesse comercial.
  13. Todos os conteúdos digitais hospedados na Plataforma MicroEDUC deverão ter informações legais sobre as condições de direitos autorais, reutilização, modificação e incorporação em novos conteúdos digitais derivados. Para isso, a expressão "2010 (c)  Copyright - Todos os diretos reservados" deverá ser utilizada quando os conteúdos digitais tiverem reservas de direitos autorais exclusivos aos seus autores, membros colaboradores. Para os autores que desejarem abrir mão desse direito, permitindo inclusive a reutilização não comercial ou modificações, estes deverão utilizar a licença Creative Commons By Attribution (By), Non Comercial (NC) e Share Alike (SA), mencionando simplesmente a expressão "2010 (cc) Copyleft - Todos os direitos revertidos".
  14. A violação dessas regras poderão comprometer a realização desse Projeto de pesquisa, cabendo exclusivamente à Coordenação do projeto apurar e analisar cada caso em particular.
  15. Medidas punitivas com finalidade sócio-educativas servem de instrumentos administrativos reguladores da harmonia e disciplinadores do comportamento social dos membros da Plataforma MicroEDUC.
  16. Cabe exclusivamente à Coordenacão do Projeto a aplicação de medidas disciplinares o mal comportamento de seus membros, bem como, estimular práticas bem comportadas de respeito aos princípios éticos consagrados do direito autoral aplicados aos conteúdos digitais produzidos por todos os membros da Plataforma MicroEDUC.
  17. A  aplicação de medida punitiva será compatível com a gravidade do problema gerado, que por sua vez, poderá implicar ao membro infrator: (a) uma simples advertência por e-mail; (b) suspensão temporária dos recursos mal utilizados na Plataforma MicroEDUC; (c) bloqueio temporário à Plataforma MicroEDUC; (d) eliminação definitiva do membro infrator do Projeto.
  18. Concordando com as recomendações acima, o professor interessado em participar do projeto poderá se tornar um membro colaborador da Plataforma MicroEDUC.