The organization of the microEDUC platform, involves four areas: coordination, education, research and promotion.

Organisation


Coordenation

Wilhelmus Adrianus Maria Van Noije

Wilhelmus Adrianus Maria Van Noije

Graduado em Engenharia Elétrica e mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1975 e 1978, respectivamente, e doutorado em Ciências Exatas do Departamento de Eletrotécnica da Universidade Católica de Leuven (1985), Bélgica.

Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo.
 
Foi chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da EPUSP nos períodos de 10/1999 - 09/2003 e de 10/2007 - 09/2009, é vice-presidente da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico desde 1999, e vice-coordenador geral - Laboratório de Sistemas Integráveis da EPUSP desde 1988.

Foi Vice-Presidente e Presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica SBMicro de 09/02-08/2004 e 09/04-08/2006, respectivamente.

Tem participado ativamente no Programa Especial CI-Brasil do MCT, que tem incentivado a criação e a implementação de Design-Houses (DHs) no Brasil; e, em especial Van Noije está empenhado em viabilizar a DH do LSITec, que tem atuado junto a empresas para gerar produtos mais competitivos com maior valor agregado com aplicações diversas como em instrumentação, sistemas para aplicação em bio-engenharia, em controle em energia elétrica, etc.

Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas:
  • Microeletrônica;
  • CAD para microeletrônica;
  • projeto de circuitos integrados do tipo analógico, RF e digitais de alta frequência em CMOS.
Nestes temas têm concluído mais de 20 orientações de mestrado e de doutorado, e mais de uma centena de publicações em congressos e em revistas nacionais e internacionais.

Education & Research Issues

Carlos Alberto Rosa

Carlos Alberto Rosa

Pesquisador em Engenharia Elétrica nas Áreas de Educação em Microeletrônica, Nanotecnologia e Nanociências na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), junto ao Laboratório de Sistemas Integrados (LSI), no Departamento de Engenharia Elétrica de Sistemas Eletrônicos (PSI).
 
Desenvolve pesquisas Educacionais para Modelagem, Planejamento, Desenvolvimento e Implantação de Plataformas de Aprendizagem Web-colaborativas Móveis aplicadas na Área de Educação em Engenharia. Atualmente está envolvido em 3 projetos: 
  • Projeto microEDUC (Uso de Plataforma Web-colaborativa Móvel voltada para a Educação em Microeletrônica);
  • Projeto nanoEDUC (Uso de Plataforma Web-colaborativa Móvel voltada para a Educação em Nanotecnologias e Nanociências);
  • Projeto de Estúdios para WebTV Móvel (Projetos de estúdios móveis, desenvolvimento de equipamentos e Mobile Apps para planejamento, produção e transmissão de programas didáticos para WebTV para o uso intensivo de dispositivos móveis em sala de aula).
Utiliza a integração de recursos tecnológicos do tipo Tablets, SmartPhones e SmartTVs para aprendizagem móvel (m-learning), para visualização de conteúdos midiáticos, bem como utiliza tecnologias para produção móvel de conteúdos em áudio e video streaming, onde alunos e professores engajados em suas atividades didáticas criam webcasting e podcasts de forma web-colaboradas, melhorando as interações face-a-face em sala de aula com mediações por meios eletrônicos (e-learning) em plataformas virtuais de ensino-aprendizagem imersivos.

Em 2008, concluiu o mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde pesquisou e desenvolveu modelos e protótipos de Máquinas de Ensino-Aprendizagem voltados para o desenvolvimento de atividades didáticas baseadas em Projeto de Circuitos Integrados CMOS.
 
Em 2004, graduou-se em Tecnologia de Materiais, Processos de Fabricação e Componentes Eletrônicos (MPCE) pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC/SP), ligado ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS).